O Serviço de Anatomia Patológica e Citopatológica é outro recurso avançado à disposição dos pacientes da Santa Casa de Araçatuba. Trata-se do Instituto de Patologia de Araçatuba, sob a responsabilidade do médico patologista Neivio José Mattar, que mantém uma unidade na Santa Casa desde 1973.
O laboratório recebe para estudo e diagnóstico materiais como biópsias, peças cirúrgicas e líquidos corporais. Possui os recursos técnicos necessários para o bom desempenho da especialidade, cujos serviços de patologia são comparados aos de grandes hospitais do país, como processadores automáticos de tecidos, autoinclusores, micrótomos e citocentrífugas. Mantém no hospital uma equipe com três médicos patologistas.
A Santa Casa de Araçatuba mantém um serviço próprio para a realização de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e colangiopancreatografia endoscópica retrógrada, atuando em sinergia com o Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatológica, que faz o estudo e diagnóstico dos achados. São procedimentos importantes para o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo. O serviço realiza também biópsias para pesquisas bacteriológicas, endoscopias para localização e retirada de corpos estranhos ingeridos acidentalmente e endoscopia de urgência em casos de hemorragia digestiva.
Sob a coordenação de médicos endoscopistas, a unidade mantém equipes formadas por médicos anestesistas e profissionais de enfermagem especializados e utiliza tecnologia de ponta para exames precisos e laudos resolutivos.
Em média, são realizadas 150 colonoscopias e 200 endoscopias por mês, detectando precocemente condições graves como câncer gástrico e de cólon. A detecção precoce de lesões pré-malignas pode evitar o desenvolvimento de câncer, tornando esses exames cruciais mesmo para pacientes sem sintomas aparentes.
A endoscopia digestiva alta é indicada para investigar dores abdominais e anemia, enquanto a colonoscopia é essencial para analisar alterações no hábito intestinal, sangramentos nas fezes e anemia. Já a colonoscopia é recomendada a partir dos 45 anos, mesmo para pacientes assintomáticos, especialmente aqueles com histórico familiar de câncer. Entre as maiores demandas do serviço está a colangiopancreatografia, usada para investigar a via biliar e diagnósticos de obstruções causadas por cálculos ou tumores.
A Santa Casa de Araçatuba é referência para municípios da região, assegurando que muitas pessoas tenham acesso a diagnósticos precoces e tratamentos adequados. Nos últimos anos, houve um aumento significativo na demanda por esses exames, refletindo a maior conscientização sobre a necessidade de diagnósticos precoces.
Os pacientes encaminhados para o Serviço de Emergência e os internados nas alas de tratamento clínico e cirúrgico da Santa Casa de Araçatuba contam com a segurança de um serviço completo para realização de exames de Diagnóstico por Imagem instalado no subsolo do hospital, anexo ao Pronto-Socorro, Serviço de Ortopedia e Traumatologia, e Pronto-Socorro Obstétrico. O Serviço de Diagnóstico por Imagem está sob gestão da Nova Imagem Diagnóstico Médico, que oferece excelência médica e tecnologia de ponta, incluindo dois tomógrafos multislice. Estes equipamentos produzem imagens milimétricas de 0,5 mm em alta resolução, um avanço que possibilitará a melhoria da qualidade dos exames de tomografia, uma das principais demandas registradas no serviço, que é referência de alta complexidade para 40 municípios da região de Araçatuba, incluindo biópsias e planejamentos radioterápicos. A unidade também realiza exames de Raio X e Ressonância Magnética.
A exemplo de outras unidades diagnósticas, os laudos de exames de imagem são inseridos em uma plataforma digital que os disponibiliza imediatamente após a conclusão dos procedimentos para todos os setores de atendimento do hospital. Essa conexão possibilita o inter-relacionamento entre o corpo clínico do hospital e os especialistas dos serviços de diagnóstico, facilitando a definição do diagnóstico final e da conduta médica a ser adotada.
O Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa de Araçatuba é referência em tecnologia, agilidade e resultados precisos, fatores fundamentais para o hospital que realiza uma média de 320 mil procedimentos por ano. A unidade realiza em média 30 mil exames demandados por todas as unidades do complexo hospitalar, incluindo o Centro de Tratamento Oncológico (CTO), Hospital do Rim e Ambulatório de Especialidades Médicas.
A robótica está presente nas atividades do laboratório, substituindo o trabalho manual e aumentando a velocidade na liberação dos laudos, proporcionando aos pacientes acesso mais rápido ao tratamento. Dentre os equipamentos, destacam-se o Vitros 3600, que realiza até 200 exames por hora e Dymind DH 76, que executa 90 exames por hora, incluindo glicemia, colesterol e triglicerídeos.
A tecnologia e agilidade do Laboratório de Análises Clínicas são fundamentais para as urgências e emergências, que correspondem a 90% das internações na Santa Casa de Araçatuba. Nessa dinâmica, resultados rápidos são essenciais, como a medição dos níveis de troponina (complexo de proteínas que participam do processo de contração do músculo cardíaco) para saber se o paciente está sofrendo um infarto agudo do miocárdio, gasometria para análise dos níveis de oxigênio e outros gases no sangue, além de testes rápidos para identificar casos de meningite bacteriana, dentre outros que são fundamentais. Essa segurança é garantida pelo Laboratório de Análises Clínicas, que funciona 24 horas por dia e suas atividades são monitoradas e certificadas pelos órgãos oficiais de controle de qualidade.
A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza técnicas seguras e indolores para formar imagens do corpo e tratar doenças. Esta especialidade é única por revelar dados sobre a anatomia e a função dos órgãos, contribuindo significativamente para avanços nos métodos de diagnóstico e tratamento em diversas áreas da medicina, como cardiologia, endocrinologia, ginecologia, nefrologia, neurologia e neurocirurgia, oncologia, psiquiatria e urologia.
A Santa Casa de Araçatuba oferece atendimento especializado nesta área através da Dimen - Diagnóstico Médico Nuclear, uma empresa que atua em Araçatuba há várias décadas, especializada em cintilografias, cirurgias radioguiadas, medicina laboratorial, dosagens hormonais, marcadores tumorais, terapias com radioisótopos e densitometria óssea.