A Santa Casa de Araçatuba é um hospital de referência de alta complexidade para 40 municípios da região e de média complexidade para Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá e Nova Luzitânia, que totalizam 900 mil habitantes. Único hospital de alta complexidade para essa vasta região de atendimento e único hospital do SUS em Araçatuba, a Santa Casa registra números compatíveis a essa representatividade. Com média anual de 320 mil procedimentos médico-hospitalares, a Santa Casa de Araçatuba reforça sua vocação de hospital geral e também social, pois, em média, 96% dos atendimentos anuais são prestados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
São 26 especialidades de alta complexidade, dentre as quais Cirurgia Cardiovascular e Torácica, Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Neonatologia Intensiva e unidades especiais, como o Hospital do Rim e o Serviço de Oncologia. O hospital também se destaca na área de Ensino Médico, estando próxima de ser credenciada como Hospital de Ensino, por sua atuação diária no Programa de Residência Médica, que mantém 57 médicos residentes de seis especialidades e em torno de 200 acadêmicos último-anistas do curso de Medicina do UniSALESIANO, em atividades no Internato Médico.
Capacitada para atender às demandas de tratamento, reabilitação e medicina diagnóstica, a Santa Casa de Araçatuba, em quase 100 anos de existência, conquistou avanços imprescindíveis a um hospital público. O programa Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde, é um dos recentes avanços. Em 12 meses, o hospital passou por treinamentos, capacitações e replanejamento de sua principal porta de entrada, o Serviço de Urgência e Emergência, que gera aproximadamente 90% das internações clínicas e cirúrgicas.
Hoje, a Santa Casa de Araçatuba é um patrimônio não apenas da cidade, mas de toda a região, ao oferecer uma ampla gama de serviços médicos e hospitalares. Com quase um século de história e um legado de trabalho e avanços, a Santa Casa de Araçatuba olha para o futuro com otimismo e determinação. O objetivo é investir cada vez mais em melhorias para o atendimento aos pacientes.
A Santa Casa de Araçatuba é uma organização hospitalar filantrópica que presta assistência de qualidade à saúde nos níveis de média e alta complexidade à população loco-regional. Sua equipe multiprofissional proporciona atendimento humanizado em ambiente adequado, com compromisso socioambiental.
Por sua excelência em atendimento, a entidade é reconhecida como centro de referência regional. Sua gestão é contínua, visando à melhoria de seus processos administrativos, operacionais e assistenciais. O hospital estabelece uma parceria progressiva com o poder público e a iniciativa privada, tendo as responsabilidades bem definidas em relação aos projetos assumidos. A entidade também busca atender às necessidades tecnológicas e de modernização de maneira eficiente para oferecer um atendimento de qualidade a seus usuários.
A valorização dos colaboradores, a transparência e o respeito às pessoas são compromissos da Santa Casa, que preza pela humanização, bom atendimento, ética, qualidade, profissionalismo e comprometimento em suas relações.