Contato (PABX): (18) 3607-3000
Informações: (18) 3607-3022
Pronto Socorro: (18) 3607-3013

História

Foto Santa Casa de Araçatuba

Fundado em 20 de março de 1927 por um grupo de integrantes da comunidade portuguesa radicada em Araçatuba, sob a liderança do pioneiro José Cardoso da Silva, o Hospital Sagrado Coração de Jesus tinha como objetivo iniciar a construção de um hospital em uma área de 24.354,50 metros doada pelos portugueses. A ideia era implantar na cidade que os acolheu uma Casa de Misericórdia, modelo que predominava em Portugal, para oferecer atendimento médico-hospitalar gratuito aos doentes carentes de Araçatuba. A instituição nasceu sob a denominação “Hospital Sagrado Coração de Jesus”. Decorridos 97 anos, o complexo hospitalar possui 25.801,61 metros quadrados de construção. A maior parte dessa área construída refere-se a prédios com vários pavimentos.

O primeiro prédio da entidade foi inaugurado em 1931. Com o crescimento da demanda, novos pavilhões foram construídos em 1937 e 1943, anexados à estrutura original do hospital.

Graças a investimentos em equipamentos e excelência médica, o hospital passou a atrair pacientes de várias cidades da região, e as instalações do Hospital Sagrado Coração de Jesus tornaram-se insuficientes para atender à demanda.

Foi então projetado um novo hospital formado por oito blocos, um empreendimento arrojado para a época, levando-se em conta as dificuldades financeiras para sua viabilização. A construção do novo hospital teve início em 1958. Dez anos depois, em 1968, foram inaugurados três dos oito pavimentos projetados.

Mais dez anos depois, em 1978, o último bloco do novo hospital foi concluído, marcando o início de uma nova era para a Santa Casa de Araçatuba.

Em 2006, um novo marco para o hospital: foi inaugurada a torre construída com recursos do Governo do Estado de São Paulo. O prédio possibilitou a instalação de 106 leitos e dependências de apoio no pavimento térreo, como a Central de Nutrição e Dietética. O hospital tornou-se uma referência regional em atendimento especializado.

Graças aos investimentos públicos, privados e da comunidade ao longo dessas nove décadas e meia, a Santa Casa de Araçatuba passou por uma grande transformação, deixando de ser um hospital de comunidade para se tornar uma referência em alta complexidade para mais de 900 mil habitantes de 40 municípios da região de Araçatuba. Essa mudança fez com que o custo anual da instituição alcançasse, em 2023, a casa dos R$ 217 milhões, aumentando a responsabilidade de gestão.

Com uma estrutura tecnológica para atender às demandas dos pacientes, que buscam desde atendimento especializado, tanto ambulatorial quanto de medicina diagnóstica, até urgência e emergência e cirurgias complexas, como cardiovasculares, neurológicas e pediátricas, a Santa Casa realiza uma média anual de 320 mil atendimentos, a maioria dos quais a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para consolidar o histórico de avanços, a instituição está próxima de ser elevada à condição de Hospital de Ensino pelo conjunto de atividades realizadas para formação e especialização das novas gerações de médicos. São 60 alunos cursando nove especialidades do Programa de Residência Médica e 170 alunos do curso de Medicina do UniSalesiano, distribuídos em Internato Médico e Estágios de Especialidades.

Brasão da Santa Casa de Araçatuba
Brasão Santa Casa de Araçatuba

O brasão da Santa Casa de Araçatuba é um símbolo carregado de significado e história, refletindo a herança, a missão, e os valores da instituição.

  • Lado Esquerdo: Este lado do brasão é uma homenagem direta à herança portuguesa das Santas Casas de Misericórdia. Ele apresenta o brasão de Portugal, que também é encontrado na bandeira nacional, incorporando elementos do brasão do final do século XV. A data de 15 de agosto de 1498, quando foi fundada a primeira Santa Casa em Lisboa, marca a diligente intervenção da Rainha D. Leonor, apoiada pelo Rei D. Manuel I, na criação dessa tradição de caridade.

  • Lado Direito:Aqui, o brasão faz uma clara referência à fundação da própria Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba. A imagem do Sagrado Coração de Jesus simboliza o nome fantasia da instituição, enraizando sua identidade cristã. Os lírios presentes no brasão representam a pobreza, um lembrete do compromisso da Santa Casa com o auxílio aos mais necessitados.

  • Provérbio em Latim:O provérbio "Bis dat qui cito dat" traduz-se como "Ajuda em dobro aquele que ajuda com prontidão". Este lema encapsula a essência do serviço prestado pela Santa Casa de Araçatuba, enfatizando a importância da prontidão e do cuidado no atendimento, independentemente da origem social dos assistidos.

Galeria de ex-provedores
Ex-provedores